Multimídia - Notícias
Igreja Católica encerra o Ano da Fé no domingo (24)
O papa Francisco preside no domingo (24), na Festa de Cristo Rei, a Missa conclusiva do Ano da Fé, às 10h30 (no horário de Roma), na Praça São Pedro. A Festa de Cristo Rei finaliza o Ano Litúrgico da Igreja Católica.
O Ano da Fé foi aberto oficialmente pelo então papa Bento XVI, em 11 de outubro de 2012, para ser um tempo de reflexões, encontros, simpósios e outras iniciativas, numa tentativa de revitalização da fé e motivação para uma vivência cristã mais comprometida com a missão da Igreja. O Ano da Fé termina, mas para cada cristão continua o compromisso de responder diariamente ao Senhor Jesus que convida a ser seus discípulos, envia ao mundo para anunciar o Evangelho e para dar testemunho com a vida a alegria da fé.
A celebração da eucaristia, na Praça de São Pedro, contará com três símbolos que destacarão a importância do momento: a exposição das relíquias de São Pedro, a entrega da exortação apostólica do papa Francisco, Evangelii Gaudium, e um gesto de caridade em auxílio do povo das Filipinas. Durante a missa, será feita uma coleta como contribuição dos peregrinos do Ano da Fé para os atingidos pelos desastres meteorológicos naquela nação asiática.
O logotipo também apresentou reflexão aos católicos nesse período: No campo quadrado e com borda, encontra-se simbolicamente representada a nau, imagem da Igreja, que navega sobre águas sutilmente esboçadas. O mastro principal é uma cruz que iça as velas. Estas por sua vez, realizam o Trigama de Cristo (IHS). E, ao fundo das velas, aparece o sol que associado ao Trigama remete à Eucaristia.
Postado em 22/11/2013 às 12h00