Multimídia - Notícias

Quinta-feira, 23 de julho de 2015

JOÃO PAULO II: POLONESES EXPRESSAM SATISFAÇÃO E ALEGRIA

Foto | JOÃO PAULO II: POLONESES EXPRESSAM SATISFAÇÃO E ALEGRIA

Os católicos poloneses celebraram, com satisfação e alegria, a assinatura do decreto das virtudes heróicas de João Paulo II e o reconhecimento do martírio do sacerdote polonês Pe. Jerzy Popieluszko, ambos firmados no domingo, 20, por Bento XVI.

A propósito dos decretos, a Rádio Vaticano entrevistou o prefeito da Congregação das Causas dos Santos, Arcebispo Angelo Amato: "O funeral de João Paulo II foi um dos eventos mais incisivos e envolventes dos últimos anos, mostrando uma profunda adesão à sua pessoa e à sua mensagem, em nível mundial. A sua fama de santidade, comprovada por uma participação jamais vista nos últimos momentos de sua existência terrena, deu início ao processo de beatificação e de canonização.

Esta fama de santidade, tão relevante e extensa, convenceu Bento XVI a iniciar após dois meses o itinerário, dispensando o período de cinco anos de espera necessário depois da morte. Para evitar qualquer equívoco, aproveito a ocasião para precisar que o procedimento foi plenamente observado com o tradicional rigor, sem qualquer exceção: tratou-se simplesmente de um percurso preferencial".

Além disso, Bento XVI autorizou o reconhecimento do martírio do sacerdote polonês Jerzy Popieuszko, assassinado em 1984 durante o regime comunista, e as virtudes heróicas do Papa Eugenio Pacelli. Precursor do Concílio Vaticano II, Pio XII defendeu a causa da paz nos anos da II Guerra Mundial.  Na lista dos decretos aprovados no domingo pelo papa, há também algumas figuras femininas de relevo: Mary MacKillop e Mary Ward.


Outras Notícias