Multimídia - Notícias

Quinta-feira, 23 de julho de 2015

Jornalistas participam de missa em memória ao patrono da categoria amanhã em Barretos

Foto | Jornalistas participam de missa em memória ao patrono da categoria amanhã em Barretos

Amanhã, 24, a Igreja Católica celebra a memória de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas. Cerca de 30 jornalistas confirmaram a participação na celebração presidida pelo bispo diocesano, Dom Edmilson, às 7h00 na Catedral do Divino Espírito Santo.

Esta é a 5ª Missa dos Jornalistas em Barretos e pelo primeiro ano será celebrada pela manhã. Após a celebração eucarística os jornalistas participarão de um Café da Manhã oferecido por empresas da cidade, como a Panificadora União, Sucos Kairós, Apoio Assistência 24 horas e Carlota Buffet e Eventos.

Como é tradicional, o Papa Bento XVI publicará amanhã a mensagem para 46º Dia Mundial das Comunicações Sociais com o tema “Silêncio e Palavra: caminho de evangelização”, a ser celebrado no dia 20 de maio, Solenidade da Ascensão do Senhor.

São Francisco de Sales nasceu prematuramente no Castelo de Sales, em 1567 na França. Seus pais eram da alta nobreza e muito religiosos. Durante toda a sua vida, desde a infância, foi modelo de virtude. Na juventude, em Paris, fez o voto de castidade perpétua em honra a Nossa Senhora.

O pai queria que seguisse a carreira jurídica, mas aos 26 anos decidiu seguir a vida eclesiástica. E logo aceitou a missão de reevangelizar e converter os calvinistas hereges em Genebra, Suíça. E por viver numa época de muita heresia, planejaram por diversas vezes a sua morte. Mas, repleto da graça de Deus conseguiu com que oito mil hereges voltassem ao seio da Igreja Católica.

Nas horas vagas escrevia cartas e textos religiosos que eram publicados na época. Mais tarde foram reunidos e publicados como livros. Junto a Santa Joana Francisca de Chantal fundou a Ordem da Visitação de Nossa Senhora.

Teve congestão cerebral paralisando os membros, menos a língua. Morreu aos 56 anos em 1622. Foi declarado Doutor da Igreja e padroeiro da Imprensa, dos Jornalistas e Escritores em 1923 pelo Papa Pio XI.

E durante a celebração o bispo diocesano anunciará oficialmente aberto os concursos que irão escolher o Hino Comemorativo pelos 40 anos da diocese e do brasão diocesano.

Postado em 23/01/2012 às 15h14


Outras Notícias