Multimídia - Notícias

Sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Lançamento Oficial da Campanha da Fraternidade 2017 na Diocese de Barretos será feito por Dom Milton no dia 1º de março

Foto | Lançamento Oficial da Campanha da Fraternidade 2017 na Diocese de Barretos será feito por Dom Milton no dia 1º de março

Na Quarta-feira de Cinzas, 1º de março, o bispo da Diocese de Barretos, Dom Milton Kenan Júnior, junto à equipe diocesana da Campanha da Fraternidade, fará o lançamento oficial da Campanha da Fraternidade 2017 (CF-2017) no auditório da Cúria Diocesana, a partir das 10h. O evento é aberto a todos os fiéis.

 

O tema da campanha que é refletido pelos católicos durante todo o tempo quaresmal é “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”, e o lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2.15). A CF-2017 tem como uma proposta principal dar uma ênfase maior a diversidade de cada bioma e criar as relações respeitosas com a vida e a cultura de todos os povos que neles habitam, especialmente à luz do Evangelho.

 

De acordo com o bispo auxiliar e secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Leonardo Ulrich Steiner, a depredação dos biomas é a manifestação da crise ecológica que pede uma profunda conversão interior. “Ao meditarmos e rezarmos os biomas e as pessoas que neles vivem sejamos conduzidos à vida nova”, disse.

 

À noite, em todas as comunidades do bispado, durante as missas com a distribuição das cinzas, será feita a aberta a Campanha da Fraternidade nas paróquias. Nelas, a CF-2017 será contemplada com subsídios em grupos de reflexão, como por exemplo, nos grupos do Prode – Projeto Diocesano de Evangelização buscando criar ações concretas.

 

A CF 2017 é realizada há 54 anos pela Igreja Católica no Brasil. Todos os anos ela envolve a comunidade com diversas ações pastorais em todas as regiões do Brasil e é marcada pelo empenho de todos em favor da solidariedade e fraternidade, sempre abordando temas atuais. A cada ano ela propõe uma transformação social e comunitária, seja ela em desafios sociais, econômicos, culturais e até mesmo religiosos, e toda a população envolvida na Campanha da Fraternidade é convidada a ver, julgar e agir.

 

Coleta da Solidariedade

A Coleta da Solidariedade é sempre realizada no Domingo de Ramos, e nesta ocasião todo o dinheiro que é arrecadado nas missas desse dia é dividido entre o Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS) e o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), onde o FDS fica com 60% dos recursos, que são destinados a todos os projetos sociais da própria comunidade diocesana, já os outros 40%, o FNS reverte no fortalecimento da solidariedade entre as diversas regiões do país. É um belo gesto da comunidade, podemos chamar de um gesto generoso, em que todo o valor arrecadado com essas doações, a comunidade envolvida ajuda a igreja a desenvolver projetos de proteção humana e também a sustentar a ação pastoral.


Outras Notícias