Multimídia - Notícias
MISSA DA UNIDADE DIOCESANA - SOLENIDADE DE PENTECOSTES 2009
No domingo, 31 de maio, Solenidade de Pentecostes, Dom Edmilson presidiu a Missa da Unidade Diocesana concelebrada pelos padres da diocese na igreja matriz da Paróquia São Benedito em Barretos. Na ocasião foi apresentado o Tríptico do Cristo da Missão ou Capelinha Missionária que é um dos símbolos da Grande Missão Continental. Obra de Eduardo Velásquez, artista peruano, o Tríptico foi um presente do Papa Bento XVI à Conferência de Aparecida. Bento XVI deixou aos países da América Latina e do Caribe o presente de sua presença, de sua oração, de suas palavras vivificantes e valentes. Junto a isso está o dom deste Tríptico que representa o “Cristo do envio”. O povo crente o irá recebendo não só como uma ilustração de verdades. Talvez o faça seu e o transforme, pela oração, em um ícone de sua devoção fervorosa e confiante, em uma parábola iconográfica na qual se unem o credo da fé com a pessoa do Sucessor de Pedro.
A Igreja Latino-Americana e do Caribe considera como marco inicial de sua evangelização um ícone: a figura mestiça de Maria de Guadalupe, representada no manto de São João Diego. Bento XVI retomou esta tradição e entregou aos bispos participantes do Encontro de Aparecida um Tríptico evangelizador e devocional.
Nele estão contidos a espiritualidade e o programa pastoral característicos que propõe o lema da V Conferência: “Discípulos missionários de Jesus Cristo, para que nossos povos Nele tenham vida”. “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida” (Jo 14, 6). O Tríptico flui da tradição da arte cuzquenha (de Cusco, cidade peruana). Com ele se encontra simbolicamente, em Aparecida, a cultura andina que partilham os países do Oceano Pacífico com o mundo de língua portuguesa das costas do Atlântico, ao qual pertence o Santuário Nacional mariano do Brasil.
O programa iconográfico se abre interiormente em oito quadros e em outras imagens menores. Para entender melhor o Tríptico basta clicar na pagina downloads e baixar o folder explicativo. Foi lançado também, oficialmente o PRODE (Projeto Diocesano de Evangelização), que é resultado de uma das prioridades eleitas durante Assembleia Diocesana de Pastoral em 2008 na Cidade de Maria.