Multimídia - Notícias
Missa Sertaneja na Festa do Peão de Barretos completa 10 anos
Celebração valoriza a cultura caipira do interior do estado de São Paulo
Pelo décimo ano consecutivo, no Rancho do Peãozinho, será celebrada a Missa Sertaneja na Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos. A celebração será presidida pelo pároco da Catedral do Divino Espírito Santo, padre Ronaldo Miguel e concelebrada por demais padres da diocese, no dia 21 de agosto (quarta-feira) às 19h58.
O objetivo do ato litúrgico é oferecer um momento de espiritualidade ao público da festa valorizando a cultura sertaneja, tendo em vista que Nossa Senhora Aparecida é a padroeira dos peões, e ser um momento de ação de graças pela realização do evento. Recebe o nome de Missa Sertaneja em razão das canções litúrgicas terem arranjos no estilo sertanejo e valorizar as tradições da cultura caipira, característica do interior do estado paulista.
Segundo o padre Thiago Faccini Paro, que prepara a celebração, “este ano os peões que estarão competindo nas montarias da 58º Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos receberão convites especiais para que participem da missa que terá um momento de Consagração a Nossa Senhora Aparecida”.
Em 1985, o então bispo diocesano de Barretos, Dom Antonio Maria Mucciolo, celebrou pela primeira vez uma missa no evento. Dom Pedro Fré, que o sucedeu na cátedra diocesana, também chegou a celebrar na festa, mas o ano não foi confirmado. O resgate das missas aconteceu em 2003, com o padre Valdinei Machado, e desde então a Eucaristia é celebrada no Rancho do Peãozinho, espaço dedicado exclusivamente às crianças no Parque do Peão.
Postado em 07/08/2013 às 11h42 - Foto: Milton Figueiredo