Multimídia - Notícias

Sábado, 23 de outubro de 2021

Movimento das Equipes de Nossa Senhora realiza o retiro do Setor Barretos na Cidade de Maria

Foto | Movimento das Equipes de Nossa Senhora realiza o retiro do Setor Barretos na Cidade de Maria
Nos dias 15, 16 e 17 de outubro, o Movimento das equipes de Nossa Senhora realizou na Cidade de Maria o primeiro retiro fechado do Setor Barretos com a participação de 28 casais. Todos os protocolos e recomendações da vigilância sanitária foram respeitados, especialmente o distanciamento, o uso de máscaras e álcool gel.
 
O retiro contou com a orientação do padre Luís Fernando Nascimento, conselheiro espiritual do Movimento, cujo tema foi “Matrimônio, Sacramento de Missão”, que conduziu momentos de reflexões como, por exemplo, o poema e oração de Santa Tereza D’Ávila que diz: "Nada te perturbe, nada te amedronte, tudo passa, a paciência tudo alcança. A quem tem Deus nada falta. Só Deus basta”. Segundo o sacerdote, a reflexão conduziu os participantes a deixarem as preocupações de lado e se entregarem” inteiramente ao grandioso amor de Deus por nós”.
 
Outros momentos reflexivos tiveram como motivação a missão da Sagrada Família de Nazaré, que assim como qualquer família teve seus momentos de “crises” e passou por tantas e tantas dificuldades. “Porém, não perdeu a fé e a esperança”, destacou o padre Luís Fernando.
 
“Nos momentos de deserto, conduzi a reflexão do que precisamos mudar em nossa vida e ao final convidei os participantes a assumirem uma regra de vida, ou seja, uma mudança de atitude, pois não poderiam sair da mesma forma que chegaram ao retiro. Tivemos tempo de “escutar” o que Deus deseja de nós para poder segui-Lo”, explicou o presbítero.
 
 
O encontro espiritual também proporcionou meditações sobre a missão do Sacramento do Matrimônio, tanto na vida conjugal e familiar, na vida dos filhos, como também na vida de outros casais sedentos do anúncio do Evangelho.
 
Missas e Adoração ao Santíssimo Sacramento também fizeram parte da programação do retiro, além da reza do Terço Luminoso e Meditado em honra a São José, e sessão de filme sobre a vida do santo que neste ano é celebrado de forma especial, conforme convocação do papa Francisco, em razão da comemoração dos 150 anos da declaração do esposo de Maria como padroeiro da Igreja Católica.
 
Os equipistas de Nossa Senhora se comprometem a fazer e vivenciar seis Pontos Concretos de Esforço (PCE) que são vividos individualmente e/ou em casal, na busca da santidade, através do Sacramento do Matrimônio.
 
O retiro espiritual anual é um desses pontos concretos de esforço, onde o casal é chamado a pôr-se ante o Senhor, para refletir e planejar a vida em Sua presença.

Devido à pandemia, os retiros programados para o ano passado e para o primeiro semestre deste ano foram cancelados, ficando os casais impossibilitados de cumprir este PCE tão importante na vida de todo equipista.
 
Fotos: Divulgação

Outras Notícias