Multimídia - Notícias

Quinta-feira, 23 de julho de 2015

Pe. Deusmar assume a assessoria de Comissão para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da CNBB

Foto | Pe. Deusmar assume a assessoria de Comissão para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da CNBB

Na tarde de sexta-feira, 17, Padre Deusmar Jesus da Silva, pároco da Catedral do Divino Espírito Santo, em Barretos, durante coletiva de imprensa anunciou que decidiu aceitar o convite para assumir a assessoria da Comissão Episcopal para os Ministros Ordenados e Vida Consagrada da CNBB (Conferência Episcopal dos Bispos do Brasil) e vai atuar em Brasília pelos próximos quatro anos. Ainda não está definido quando irá assumir o cargo. Na próxima semana ele estará em Brasília para as definições.

O presbítero disse que primeiro havia exitado em assumir a função, mas que depois, refletindo melhor, se lembrou que não poderia dizer não à Igreja. “Deixo a Igreja de Barretos para servir a Igreja do Brasil”, disse emocionado aos jornalistas. Ele ainda disse que é algo de muito especial que acontece para a Diocese de Barretos, que oferece um padre para trabalhar na CNBB, já que poderia ser um padre de uma diocese maior.

Pe. Deusmar esteve à frente da Catedral de Barretos como pároco por 13 anos. Com sua partida o bispo diocesano, Dom Edmilson Caetano irá, junto ao Pe. Lázaro Silva, vigário paroquial, e ao pe. Toninho, reitor do seminário diocesano, darão continuidade aos trabalhos pastorais na paróquia da Catedral.

 

A Comissão para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada


A Comissão para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada tem a função de ocupar-se da articulação do Serviço de Animação Vocacional na Igreja do Brasil. Isto implicada em motivar e articular os Regionais na dinamização deste serviço nas Igrejas Particulares. A Igreja é a grande vocacionada, chamada à santidade e deve oferecer aos batizados condições para a vivência da vocação específica. A Comissão também tem a missão de acompanhar a formação para o Ministério Ordenado, articulando a comunhão dos Seminários e Institutos que trabalham na formação através da OSIB (Organização dos Seminários e Institutos do Brasil).

A Comissão ainda tem a atribuição de acompanhar a vida e a atividade pastoral dos diáconos, presbíteros e bispos. Os diáconos articulados na Comissão Nacional de Diáconos são acompanhados para que tenham formação, encontros de troca de experiências e possam desenvolver melhor a sua vocação. Os presbíteros organizados pela Comissão Nacional de Presbíteros encontram na Comissão um espaço de motivação e suporte para os seus encontros nacionais e especialmente para a articulação da Pastoral Vocacional. Para os bispos, especialmente os novos e eméritos a Comissão deseja ser um espaço de comunhão e encaminhamento de temas pertinentes a sua vida.

A Comissão também procurar estabelecer a diálogo de comunhão com a Conferência dos Religiosos do Brasil e a Conferência dos Institutos Seculares. Buscando neste diálogo parceria com projetos com o Serviço de Animação Vocacional, Formação inicial e permanente entre outros.

Fonte: CNBB

Breve biografia

 

Pe. Deusmar nasceu aos 24 de julho de 1960, em Barretos (SP), tendo sido batizado aos 11 de setembro daquele ano na Paróquia do Divino Espírito Santo.

É filho de Francisco Gonçalves da Silva e Zilda Ribeiro da Silva (falecida), tendo mais um irmão e duas irmãs. Dos 10 aos 12 anos trabalhou na Escola Nomelini-Cirandinha; dos 12 aos 15 anos na Mercearia São Jorge, inclusive como feirante. E dos 15 aos 18 anos trabalhou na seção de peças da Endo Máquinas Agrícolas, quando em seguida entrou para o seminário.

Foi ordenado diácono em 18 de maio de 1984 na Paróquia São Gabriel de Jaborandi. Sua Ordenação Presbiteral aconteceu na Catedral do Divino Espírito Santo de Barretos em 05 de janeiro de 1985, tendo sido ordenado pelo então bispo diocesano Dom Antônio Maria Mucciolo.

Postado em 17/06/2011 às 15h54 - Fotos: Milton Figueiredo


Outras Notícias