Multimídia - Notícias

Quinta-feira, 06 de julho de 2017

Seminarista Carlos Araki participa do 3º Congresso Missionário de Seminaristas

Foto | Seminarista Carlos Araki participa do 3º Congresso Missionário de Seminaristas

Entre os dias 30 de junho e 04 de julho, o seminarista Carlos Araki participou do o 3º Congresso Missionário Estadual de Seminaristas no Seminário Bom Jesus, em Aparecida (SP). O evento teve como lema: “Presbíteros Missionários com Maria, fazendo o que Ele nos disser”.


Segundo Carlos, quase todas as dioceses que compõem o Regional Sul 1 (Estado de São Paulo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estiveram representadas por seminaristas.


No congresso, os seminaristas puderam trabalhar os horizontes de sua formação humana e presbiteral na visão da ação missionária. Dom João Inácio Müller, bispo de Lorena, apresentou os desafios de se projetar a paróquia à cultura missionária. Os padres Everton Aparecido da Silva (Assessor da Comissão Missionária Regional do Sul 1), e Tarcísio Marques Mesquita (coordenador geral do secretariado de pastoral da Arquidiocese de São Paulo) testemunharam que a missão não conhece fronteiras, e portanto, a vocação missionária é para toda a Igreja presente no mundo.


“Não é fácil apreender a missionariedade, contudo não é impossível, uma vez que o ser humano é relacional, e ser cristão compreende movimento, atitudes e convicção. Sabendo disso, mesmo nas metrópoles, com seus distintos ambientes, pelos quais, os católicos vivem e transitam, é preciso formar, cultivar e alimentar a vocação missionária começando por observar as pequenas necessidades dentre as muitas situações do cotidiano e buscar maneiras de participação, inserção e participação na comunidade. É preciso ir ao encontro”, disse o seminarista.


À luz dos documentos do Concílio Vaticano II, sob a responsabilidade do padre José Adalberto Vanzella, os seminaristas tiveram uma exposição sobre o compromisso missionário da Tradição da Igreja.


A formação presbiteral missionária foi trabalhada pelo frei André Luiz Boccato de Almeida (psicólogo), irmã Maria Inês (presidente da CRB – Conferência dos Religiosos do Brasil) e Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida.


 

O seminarista disse ainda que ficou como aprendizado que “todo cristão é missionário, e que precisa ‘missionarizar’ o seu dia-a-dia, seu temperamento, sua identidade, esvaziando-se para encontrar a si e aos outros, fazendo tudo o que Jesus Cristo nos disser”.



Outras Notícias