Multimídia - Notícias

Quinta-feira, 23 de julho de 2015

SEMINARISTAS RECEBEM MINISTÉRIOS NO DOMINGO

Foto | SEMINARISTAS RECEBEM MINISTÉRIOS NO DOMINGO

No domingo, 28, os seminaristas Carlos Fisher e Luiz Paulo Soares receberão ministérios durante a missa das 19h30 na Catedral. Carlos, que é natural de Morro Agudo e que este ano irá fazer seu estágio pastoral na Paróquia Santa Ana em Barretos, recebe o Ministério de Leitor. Já Luiz Paulo, que é natural de Colina e que lá vai desenvolver seu estágio pastoral, recebe o Ministério de Acólito. Carlos cursa o 3º ano de Teologia e Luiz Paulo o 4º ano de Teologia em São José do Rio Preto (SP). Os dois convidam todos a participarem da celebração.

 

Ministério de Leitor


Ministério significa serviço. Leitor (Do latim Lector: aquele que lê) é um membro da Igreja Católica instituído para o ministério que lhe é próprio, o qual é fazer a leitura da Palavra de Deus, na assembleia litúrgica. E assim, tanto na missa, como nos outros atos sagrados, é o responsável por proferir as leituras da Sagrada Escritura, exceto o Evangelho e, ainda, as lições da Liturgia das Horas. É conferida a missão especial ao Ministro Leitor, dentro do povo de Deus, de instruir na fé crianças e adultos, para receberem dignamente os sacramentos. O Cerimonial dos Bispos traz cerimônia própria para a instituição deste ministério e ressalta que: "pode ser conferido a fiéis leigos, não se considerando reservado unicamente aos candidatos ao sacramento da Ordem". Durante a celebração, em Rito próprio, o seminarista Carlos será chamado diante do altar e recebe o livro da Sagrada Escritura das mãos de Dom Edmilson e assume o compromisso de transmitir com fidelidade a Palavra de Deus, para que ela frutifique cada vez mais no coração dos homens.


Ministério de Acólito


Acólito é uma palavra grega que significa “acompanhante ou companheiro”. O acólito é instituído para ajudar o diácono e ministrar ao sacerdote. Cuida do altar e auxilia os ministros ordenados nas ações litúrgicas, sobretudo na celebração da missa. Pela instituição, torna-se ministro extraordinário da sagrada comunhão e dessa forma pode distribuir a hóstia sagrada durante a missa ou levá-la aos enfermos. No rito de instituição do Ministério de Acólito, o seminarista Luiz Paulo, instituído, recebe das mãos do bispo a patena com a hóstia a ser consagrada ou o cálice com vinho, gesto esse que significa o serviço prestado junto ao altar.

 


Outras Notícias